Torres é a Capital Nacional do Balonismo. Foi aprovado na Comissão de Cultura da Câmara Federal nesta quarta-feira, 11 de maio, projeto que concede o título para o município, que já é o maior Festival de Balonismo da América Latina. Em Brasília, várias tratativas foram realizadas pelo prefeito Carlos Souza e Secretariado para conquista do título. Foi incansável a defesa do prefeito pela positiva designação, fazendo contatos, levando material, buscando pareceres favoráveis junto a autoridades e órgãos representativos.
Muito satisfeito, o prefeito destaca a importância do título para o município, reconhecendo que o mérito é em consequência do esforço de muitos. Citou o trabalho do vereador Gibraltar Vidal junto ao deputado federal Alceu Moreira, autor do projeto (PL 9073/2017). Também citou a articulação da ex-vereadora Zete Silveira com a deputada federal Maria do Rosário, responsável pela relatoria do PL. e única gaúcha na Comissão de Cultura.
Tramita ainda no Congresso Nacional o Projeto de Lei que confere a Torres o título de Capital Nacional do Balonismo desde 2017, mas a luta está ganha. Tendo em conta a tradição do balonismo na cidade, várias lideranças de diferentes segmentos, se empenharam na obtenção do título com o objetivo de incrementar o turismo no município. O Festival Internacional do Balonismo ocorre regularmente há 32 anos, sendo considerado um dos três maiores do mundo, junto com Albuquerque, nos Estados Unidos, e Chateau D’Ouex, na Suíça.
Além do tradicional Festival, Torres vem se tornando numa cidade formadora de balonistas nos últimos anos, com cerca de 30 pilotos locais competindo no Brasil e mundo afora e também proporcionando voos turísticos de balão pela cidade. Um dos melhores exemplos é do piloto torrense João “do Balão” que pela primeira vez na história de Torres terá um representante no Campeonato Mundial de Balonismo que em setembro acontece na Eslovênia.
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site. Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.