O Ministério Público do Rio Grande do Sul encerra a campanha Agosto Lilás com a publicação, neste final de semana, de um vídeo nas redes sociais que reforça a importância da denúncia de casos de violência contra a mulher. “MPRS pela vida das mulheres – contra o silêncio que mata”.
“A violência contra a mulher não tem data marcada. O nosso compromisso é diário, e o Ministério Público está sempre atento e atuante”, afirma Ivana Bataglin, coordenadora do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos, da Saúde e da Proteção Social.
A produção é do Gabinete de Comunicação Social do MPRS, com captação de cenas realizada em Porto Alegre.
A escolha da capital gaúcha como cenário tem como objetivo aproximar da realidade cotidiana situações de violência que, muitas vezes, são percebidas como distantes. O vídeo — um “mini filme” — busca sensibilizar o público e deixar claro que, embora o mês de agosto termine, a atuação do MPRS no enfrentamento à violência contra a mulher é permanente. A produção teve colaboração do produtor de vídeo Fabricio Almeida.
A Social Media Michelle Teixeira, relata que “escolhemos gravar em Porto Alegre justamente para dar ao vídeo a cara da nossa capital — impactante, sensível e próxima da realidade de quem vive aqui. A ideia foi trazer para perto um problema que, muitas vezes, parece distante, mas está ao nosso redor e precisa ser enfrentado por todos”, afirma Miti.
“A comunicação pública tem um papel essencial em dar visibilidade a temas que impactam diretamente a vida das pessoas. Produzir e divulgar conteúdos como este é parte do nosso dever institucional”, destaca Roberta Salinet, coordenadora do Gabinete de Comunicação Social do MPRS.
Canais de denúncia:
• Brigada Militar – 190
• Guarda Municipal – 153
• Disque 100 – Violação de Direitos Humanos
• Delegacia de Polícia mais próxima
• Promotoria de Justiça mais próxima