Offline
Tempestades com rajadas de vento intensas, queda de granizo e chuva forte atuam no Rio Grande do Sul a partir desta segunda (15)
Volumes acumulados podem chegar a 100 mm por dia nas Missões, na Região Metropolitana e na Costa Doce
Por Tendência
Publicado em 15/12/2025 17:13
Clima e Previsão do tempo

O avanço de uma frente fria deve intensificar as instabilidades a partir desta segunda-feira (15/12) no Rio Grande do Sul. O Centro de Monitoramento da Defesa Civil (Cmdec) atualizou o prognóstico do tempo, destacando elevado potencial para tempestades com rajadas intensas de vento, queda de granizo e chuva forte em grande parte do Estado.

Na segunda-feira, o tempo fica instável no Rio Grande do Sul. Há possibilidade para tempestades com rajadas intensas de vento entre 80 km/h e 100 km/h associadas às tempestades, queda de granizo e chuva forte na maioria das regiões. O maior risco de tempo severo é na área em Alerta (laranja) do mapa meteorológico, que inclui Missões, Noroeste, Norte, Centro, Vales, Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA), Serra e Litoral Médio e Norte. Os acumulados ficam entre 10 mm e 60 mm por dia, com acumulados pontuais podendo chegar a 100 mm por dia nas Missões, Centro, RMPOA e Costa Doce.

 

Esta é uma imagem gráfica, formatada como um alerta ou informe oficial, que apresenta um Mapa de Risco Meteorológico do estado do Rio Grande do Sul.

Elementos Gráficos e Texto Principal
Título: A parte superior da imagem exibe em destaque o texto "ÁREAS COM" e, logo abaixo, "RISCO METEOROLÓGICO", em letras grandes, brancas e pretas.

Vigência: Na parte inferior esquerda, há uma caixa azul com o texto "VIGÊNCIA" seguido de "de 14/12 a 15/12", indicando o período de validade do alerta.

Mapa e Legenda (Níveis de Risco)
O mapa do Rio Grande do Sul está preenchido com diferentes cores para indicar os níveis de risco por região. As regiões no mapa incluem nomes de cidades e áreas numeradas (de 1 a 10):

Verde (NORMAL): Corresponde a uma pequena parte do nordeste do estado (Viamão, São José dos Ausentes, Gramado).

Amarelo (ATENÇÃO): Corresponde a uma faixa que vai do norte (Frederico Westphalen) até o leste (Canoas, Porto Alegre, Rio Pardo, Rio Grande, Mostardas).

Laranja (ALERTA): Corresponde à maior parte do estado, abrangendo as regiões do centro-oeste, sudoeste e pampa, incluindo São Borja, Uruguaiana, Alegrete, Santa Rosa, Santiago, Santa Maria, Bagé e Chuí.

Vermelho (SEVERO) e Roxo (EXTREMO): Estas categorias estão na legenda, mas não há áreas marcadas com estas cores no mapa visível.

Detalhes Adicionais
O fundo do mapa é uma imagem escura que sugere um céu tempestuoso ou nublado.

Os nomes das cidades e as divisões regionais são visíveis sobre as áreas coloridas.

Há números (de 1 a 10) espalhados pelo mapa que parecem indicar sub-regiões ou áreas de monitoramento.

Identificação Institucional
Na parte inferior da imagem, há logos e identificação do governo:

Logos: Logotipos da Casa Militar / Defesa Civil, e do Plano Rio Grande.

Assinatura: Logotipo e texto "GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL".

A imagem é um comunicado visual da Defesa Civil e do Governo do RS sobre as condições de risco meteorológico.
.

 

A tendência é que, na madrugada e na manhã de terça-feira (16), a frente fria siga avançando em parte do território gaúcho, ocasionando chuva moderada a forte acompanhada de raios no Noroeste, Norte, Nordeste, Centro, Costa Doce, RMPOA, Serra e Litoral Norte e Médio. Nessas regiões, os acumulados ficam entre 10 mm e 40 mm por dia. Ao longo do dia, o tempo estável volta a predominar em todo o território gaúcho.

Previsão hidrológica

 

Esta é uma imagem gráfica, formatada como um alerta ou informe oficial, que apresenta um Mapa de Risco Hidrológico do estado do Rio Grande do Sul.

Elementos Gráficos e Texto Principal
Título: A parte superior da imagem exibe em destaque o texto "ÁREAS COM" e, logo abaixo, "RISCO HIDROLÓGICO", em letras grandes, brancas e pretas.

Vigência: Na parte inferior esquerda, há uma caixa azul com o texto "VIGÊNCIA" seguido de "de 14/12 a 15/12", indicando o período de validade do alerta.

Mapa e Legenda (Níveis de Risco)
O mapa do Rio Grande do Sul está preenchido com diferentes cores para indicar os níveis de risco por região (nomes de cidades/regiões estão sobrepostos, como Quaraí, Santa Maria, Taquari, etc.):

Verde (NORMAL): Corresponde à maior parte do norte do estado (regiões como Butuí-Ivaí, Alto Jacuí, Três Coroas, entre outras).

Amarelo (ATENÇÃO): Corresponde a uma faixa central e oeste-sudeste do estado, incluindo regiões como Quaraí, Santa Maria, Negro, Vacacaí-Vacacaí Mirim, Camaquã, Gravataí, Pardo e Baixo Jacuí. Esta é a cor predominante no mapa.

Branco (ALERTA): Representa áreas específicas no litoral sul e em torno da Lagoa dos Patos (entre Mostardas e Rio Grande).

Não há áreas marcadas em vermelho (INUNDAÇÃO) ou roxo (INUNDAÇÃO EXTREMA) no mapa visível, embora essas categorias estejam presentes na legenda.

Identificação Institucional
Na parte inferior da imagem, há logos e identificação do governo:

Logos: Logotipos da Casa Militar / Defesa Civil, e do Plano Rio Grande.

Assinatura: Logotipo e texto "GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL".

A imagem é um comunicado visual da Defesa Civil e do Governo do RS sobre as condições de risco de inundações em diferentes bacias hidrográficas.
.

 

A condição hidrológica atual é de níveis entre limiares de normalidade após os eventos de chuvas durante o início da semana. Em função das precipitações intensas previstas para a faixa central, com acumulados podendo atingir 100 mm por dia, é indicada a condição de Atenção nas cidades em amarelo no mapa hidrológico, atentando para o risco de elevações bruscas em arroios e pequenos rios, alagamentos em áreas urbanas e enxurradas de forma pontual. Já os rios maiores devem apresentar pequenas elevações, se mantendo em limiar de normalidade.

Texto: Ascom Defesa Civil
Edição: Secom

Comentários