Pelo quarto ano consecutivo, a Prefeitura de Imbé decidiu não investir na queima de fogos de artifício na virada do ano.
A nota publicada nos canais oficiais de comunicação da Prefeitura destaca que a Administração Municipal “entende que trata-se de um espetáculo com cores e luzes que anunciam a chegada de um novo ano”, mas frisa que a decisão atende “apelos das pessoas que lidam diretamente com animais, crianças, idosos e pessoas com necessidades especiais”. “O barulho causado pelas bombas dos artigos pirotécnicos também pode ser nocivo a pessoas com transtorno de espectro do autismo”, completa a nota.
Segundo o prefeito Pierre Emerim, pesaram a favor da manutenção desta decisão a priorização de outras frentes que, no entender do Executivo, são mais importantes do que um show pirotécnico para celebrar a chegada de 2020. E o cumprimento da Lei Municipal 1.760/16, que proíbe a soltura de fogos de fogos próximo a abrigos de animais. “Não é a primeira vez que adotamos este tipo de medida. Temos ações importantes programadas para o ano que vem em todas as áreas e entendemos que qualquer recurso gasto neste sentido pode significar um desperdício de dinheiro público”, explica o chefe do Executivo. Ele ressalta que a única alternativa para manter o espetáculo sem o barulho seria a compra de fogos silenciosos, o que aumentaria ainda mais o gasto de recursos públicos.
Os shows musicais, no entanto, estão mantidos. Diversas atrações abrilhantarão os minutos que antecederem e sucederem a virada do ano em Imbé, em dois pontos: um na Avenida Mariluz, no balneário Mariluz, e outro na esquina das avenidas Beira-Mar e Garibaldi, no Centro. A programação completa pode ser conferida em www.imbe.rs.gov.br.