Palco de shows, diversão e muito agito entre os foliões, Imbé também se destacou pela mudança radical no quesito segurança pública durante o Carnaval deste ano. Além do tradicional aumento do efetivo policial nos principais pontos de festa durante os cinco dias de folia, outro fator foi decisivo para a repressão da criminalidade e o aumento da sensação de segurança: o trabalho preventivo da nova Guarda Municipal (GM) da cidade. Entre as principais ocorrências desde o início do Carnaval está o tráfico de drogas. O crime foi amplamente combatido através de ações conjuntas dos agentes municipais e da Brigada Militar (BM).
Na madrugada de segunda-feira (24), o Centro de Operações da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (SEMUSP-T), que controla as câmeras de videomonitoramento espalhadas pela cidade, identificou três pessoas que vendiam drogas sintéticas na Avenida Beira-Mar, próximo ao Guia Corrente, no Centro. A partir das imagens foi possível acionar os agentes do setor de inteligência do 2° Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (BPAT) da BM e realizar a prisão do trio, que portava comprimidos de ecstasy, uma porção de maconha, três telefones celulares e dinheiro. Os traficantes, entre eles uma mulher, tinham entre 22 e 23 anos e possuíam antecedentes criminais, um deles por homicídio.
Já na terça (25) a Guarda Municipal teve papel fundamental em mais duas ações no mesmo local. Na madrugada, a operação do videomonitoramento identificou uma situação suspeita e passou a informação sobre um novo ponto de tráfico de drogas. Além do monitoramento visual através das câmeras, o acompanhamento presencial dos agentes garantiu que um casal que praticava o crime fosse vigiado até a chegada dos policiais militares. Com os criminosos, que também possuíam antecedentes, foram apreendidos quantidade de cocaína e maconha. Ainda na terça, por volta das 10h30, outra ocorrência de tráfico foi monitorada pela GM e repassada para abordagem dos PMs. A Brigada Militar revistou os suspeitos, e um deles foi encaminhado à Delegacia de Polícia.
A parceria entre as instituições vem garantindo uma redução significativa da criminalidade no município e uma resposta mais rápida às ações contra o sossego da população, um dos principais objetivos do programa Imbé Mais Seguro, o plano municipal de segurança pública. “Estamos trabalhando em perfeita sintonia. A Guarda Municipal patrulha, desde janeiro, todos os bairros e balneários da cidade, e também os locais de grande movimentação. A partir da suspeita nós acompanhamos os movimentos e acionamos a Brigada Militar para que faça a abordagem”, avalia o secretário Marco Antonio Silva, titular da SEMUSP-T. “Tem sido assim com ocorrências mais vultuosas, como tráfico de drogas, furtos e arrombamentos, até situações de menor porte ofensivo, como perturbação do sossego”, complementa.
A presença dos agentes da BM neste primeiro momento é fundamental, já que os agentes da Guarda Municipal ainda não estão atuando armados. A situação, porém, está perto de mudar. “Estamos finalizando o processo de compra das armas, munições e equipamentos para tornar nossos agentes totalmente seguros para realizar a intervenção nestes casos. Eles foram treinados e capacitados para o porte e o uso correto dos armamentos em situações em que se faça necessário o uso”, explica Marco.
Com cinco viaturas e 46 agentes concursados e treinados, a nova Guarda Municipal atua principalmente na execução de ações preventivas e de apoio aos órgãos de segurança do Estado, como a Brigada Militar, Polícia Civil ou Corpo de Bombeiros, ou ainda de outros setores da esfera municipal. O telefone de plantão da Guarda Municipal é o (51) 3627-8296.